sexta-feira, 2 de março de 2012

Núcleo de Tecnologias Educacionais realiza 1ª Formação aos Educadores em 2012

Prefeitura investe em tecnologia nas escolas de Dourados

sexta-feira, 2 de março de 2012
Fonte: Assecom   Foto: A. Frota 
Professores recebem cursos do NTEM para atuar em salas de tecnologia das escolas municipais
A Prefeitura de Dourados já levou internet banda larga a mais de 60% das escolas da Rede Municipal de Ensino. O investimento na área de tecnologia está sendo feito através do NTEM (Núcleo de Tecnologia Educacional Municipal), órgão da Secretaria Municipal de Educação.

Como complemento desse processo de informatização, o NTEM vem promovendo cursos, como o de formação continuada para a utilização das tecnologias, encerrado nesta semana. Os professores foram orientados sobre como atuar nas STEs (Salas de Tecnologia Educacionais).

O curso visou também, familiarizar, motivar e preparar os educadores para a utilização do Linux Educacional e demais softwares livres, refletindo sobre o impacto dessas tecnologias nos diversos aspectos da vida, da sociedade e de sua prática pedagógica.

Foram disponibilizadas 23 vagas para professores que vão atuar pela primeira vez nas STEs da Rede Municipal de Ensino. Para a Secretaria de Educação, o curso é mais uma maneira de contribuir para a inovação do ensino.

EQUIPAMENTOS
No ano passado, em parceria com o Ministério da Educação, 20 escolas receberam um projetor multimídia. O equipamento, além de projetor funciona como computador, televisor, aparelho de som, microfone e DVD.

Esta nova ferramenta de inclusão digital possibilita o desenvolvimento das atividades pedagógicas de forma mais atraente e interativa, facilitando o processo ensino-aprendizagem.

Várias escolas ainda receberam kit de computadores do Proinfo Urbano e Proinfo Rural e, das 44 escolas da Rede, 43 possuem STE em plena atividade. A escola Luiz Antônio Gonçalves, ainda não integrada, estará equipada até ao mês de junho.

Nenhum comentário: