quarta-feira, 1 de outubro de 2008

Cursistas Noturno - Blog e Webquest

TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS

TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS

O Ministério da Educação realizou, em 2007, a pré-qualificação de tecnologias educacionais, uma das ações desenvolvidas no âmbito do Plano de Desenvolvimento da Educação – PDE, com o propósito de apoiar secretários estaduais e municipais de educação na busca por soluções que promovam a melhoria da educação básica em seus sistemas de ensino.

O Guia de Tecnologias Educacionais é composto pelas tecnologias pré-qualificadas em conjunto com as tecnologias desenvolvidas pelo próprio MEC. Com essa publicação, o MEC visa a oferecer aos gestores uma ferramenta a mais que os auxilie na aquisição de materiais e tecnologias para uso nas escolas públicas brasileiras.


O Guia está organizado em cinco blocos de tecnologias:


Gestão da Educação
Ensino-Aprendizagem
Formação de Profissionais da Educação
Educação Inclusiva
Portais Educacionais.
O processo de avaliação e pré-qualificação de tecnologias procurou contemplar três eixos básicos:


Disseminação de tecnologias aos sistemas de ensino.

Estímulo à criação de tecnologias educacionais por pessoas físicas, instituições de ensino e pesquisa, organizações sociais.

Fortalecimento da produção teórica, voltada à qualidade da educação básica, que se concretize por meio da criação de novas tecnologias educacionais.

O uso da tecnologia, aliado a uma perspectiva educacional comprometida com o desenvolvimento humano, com a formação de cidadãos, com a gestão democrática, com o respeito ao professor, poderá ser de grande importância para a qualidade social da educação.